Monday, February 26, 2007
Fui passarinhar ,
acabei macaquiando...
"Imagine que você é um bicho , que não o homem, e que sua espécie vive nas matas à milhares de anos . Imagine-se vendo de dentro desta floresta toda a destruição chegando cada vez mais próxima da porção de floresta em que vive com sua família e que , com frequência , humanos sobem estas florestas com rifles ou arco e flechas para caçá-los..."
Fico imaginando o que pensam estes nossos parceiros na evolução , os primatas.
De cima das montanhas, ficam observando a bagunça que seus primos "mais evoluídos" fazem lá embaixo...
O Parque do Itatiaia protegido , com suas montanhas verdes, cheias de bichos e plantas .
Nos arredores do Parque , sem a proteção necessária, tudo destruído, com as cidades e as áreas de pastagens invadindo tudo que é verde , em nome do progresso.
Fui passarinhar e acabei macaquiando . Na trilha dos 3 picos , não vi o Muriqui , mas , vi bandos de Macaco-prego , Bugio e Sauá, uma das melhores trilhas que fiz em toda minha vida.
Só fiquei constrangido de encará-los nos olhos pois me senti envergonhado de pertencer a espécie de primata mais gananciosa e destruidora do planeta e sei que eles sabem de tudo isso...
Gostaria muito de ser um deles e poder ficar lá para sempre ou até quando o homem deixar o Parque e o planeta existir...
Monday, February 19, 2007
Tirei a foto da fêmea construindo seu ninho no dia 25-11-2006 e a dos filhotes, um dia antes de sairem do ninho, no dia 08-01-2007.
Dois Besourinhos-de-bico-vermelho a mais na floresta
O casal de Gibões não gostou muito da proximidade do ninho de beija-flor e a fêmea só conseguiu alimentar seus filhotes entrando por uma janelinha que os Gibões não a viam.
Alguns dias após a saída dos Beija-flores, os Gibões também ganharam o mundo...
Pronto, agora podemos continuar nossa obrinha no chalé pois a verdadeira obra já foi inaugurada.
Tá todo mundo animado com a reforma dos 2 chalés na Reserva Guainumbi.
Todo mundo mesmo ,aproveitando o astral, uma Besourinho-de-bico-vermelho fez seu ninho no fio da luz e o casal de Gibão-de-couro no telhado externo, mas após cair durante uma tempestade , resolveu mudar para dentro do chalé também!
Achei o máximo, tive a certeza que os filhotes não morreriam pois o local é arejado , protegido das chuvas que estavam ocorrendo na região e escondido de predadores , perfeito!
Só quem não achou perfeito foi o pedreiro que ficou bravo com a suspensão da obra devido aos bichinhos...rs....ehehehe (parar a obra por causa de um passarinho...rs)
-Pára tudo!!! deixa eles criarem e depois voltamos com a construção, afinal o lugarl é deles...
Início da construção do ninho de Beija-flor
Ninho do Gibão-de-couro que caiu após tempestade
Fêmea de Besourinho-de-bico-vermelho contruindo seu ninho no fio de luz...
Sunday, February 18, 2007
Não estou muito inspirado para escrever ultimamente, mas gostaria de registrar aqui as fotos dos filhotes de Bem-te-vi no momento que sairam do ninho.
Após 4 dias retirando as larvas dos filhotes ficaram espertos e cresceram rapidamente...
Não sei se foi decisivo no sucesso da ninhada a retirada das larvas, mas encontrei alguns filhotes mortos na redondeza e estavam , literalmente , cheios de bernes...
Achei estranho, pois no sítio não encontro este tipo de coisa e aqui na cidade vi vários ninhos parasitados.
Não deve ser coincidência e novamente a culpa deve ser do bicho homem...
Subscribe to:
Posts (Atom)