Sunday, March 04, 2007


















Estou fazendo um trabalho de formiguinha mas muito importante para a biodiversidade da flora e fauna da região da Reserva Guainumbi.

Durante as trilhas , fico atento à qualquer árvore com frutos e aglomeração de aves , pois sei que esta espécie serve de alimento para a avifauna e assim que as vejo, recolho sementes que vão para um viveiro e são cultivadas até virarem mudas que serão plantadas no próprio sítio e nas redondezas onde estas espécies não são mais encontradas.
Faço a mesma coisa com as fezes de animais que encontro. Coloco em um saquinho plástico e levo para o viveiro. Lá , separo as sementes que encontro nos escrementos e coloco em saquinhos para a produção das mudas.
Tive um caso interessante. Acompanhei um ninho de tucano-de-bico-verde durante 2 meses e colhi na beira do ninho uma infinidade de sementes que não tenho a idéia do que seja, mas sei que é comida de Tucano....então vamos plantar!!!
O próximo passo após isso é fazer a identificação da semente para fazer um trabalho o mais científico possível e ver se é nativa e se pode plantar na região.





















Periquitos no Indaiá

















Eu, colhendo sementes destas frutinhas da foto abaixo, que o Tangará-dançarino estava comendo...
















Ainda não sei que árvore é essa...


















Em todo caso, já estão plantadas...

7 comments:

Jefferson said...

Cara, simplesmente fantástico!
Parabéns!

Quando fica pronta a pousada? Quero me hospedar lá... :-)

[ ],

Jefferson

marcelo said...

Mensagem recebida pelo grupo árvores do Yahoo:


Olá, João!
Acho que sua árvore deve ser uma pindaíba-preta (Guatteria nigrescens). Seus frutos são muito procurados por várias espécies de pássaros.
Parabéns por seu trabalho, é muito bonito e um exemplo para todos nós. Também faço trabalho de formiguinha por aqui, catando e plantando sementinhas nativas da região, e compartilho o mesmo amor pela fauna e flora e indignação quanto a tudo o que o homem tem feito contra a natureza.
Continue firme nesta luta.
Att
Glauce

Unknown said...

A árvore que aparece é a pindaíba-preta (Guatteria nigrescens) e é bastante procurada pela avifauna, por isso recomendada para a composição de reflorestamentos heterogêneos (H. Lorenzi, Árvores Brasileiras vol. 02, p. 13). Parabéns pelas fotos e pela iniciativa ecológica! Estou na mesma atividade e no que eu puder ajudar, é só entrar em contato: walther.grube@gmail.com

Unknown said...

Ah sim, esqueçi, a pindaíba-preta é da família Anonnaceae, da qual fazem parte a fruta-do-conde, o araticum-do-mato (também procurada por aves e boa para recomposição de matas, tenho em minha chácara) e várias outras. É sempre bom ficar de olho nessa família e poder identificar as espécies. São importantes para o trabalho de formiguinha! ;)

Juliana Rabatone said...
This comment has been removed by the author.
Gimli de Glóin said...

oi meu nome e kevin, tenho 13 anos, achei um ovo de anu branco a algumas horas atras, a mae nao conseguiu levar o ovo para o ninho, nao consegui colocar tambem, peguei o ovo e nao sei o que fazer!!

o que farei com o ovo?

DING said...

Olá Marcelo. Parabéns pelo seu belo trabalho. Estou colocando link do seu blog no meu. Gostei! Como sou "de fora" vivo como posso no meu "cativeiro", mas tenho bastante liberdade perto de meus irmãozinhos.
Meu escravo lhe manda um abraço.