Friday, November 24, 2006
















Ontem recebi um telefonema de uma cliente pedindo para irmos à casa dela buscar um filhote de Gavião que estava em seu quintal , pois seu cão queria pegá-lo.
Pedi para irem buscar , levaram luvas, caixa de transporte e trouxeram o bichinho para a clínica.
Assim que vi a ave , notei que não era um gavião e sim um Curiango, provavelmente um Caprimulgus parvulus. À princípio , pensei ser um filhote e mandei mensagens para o Birdwatchingbr e Ornitobr pedindo orientações aos colegas de como cuidar do animal, mas hoje de manhã, observando melhor o animal, achei que é um adulto, mas estou em dúvida...
Não parece doente e não sei o que fazer .
Se for adulto, creio que o mais correto seria soltar o animal durante à noite em local apropriado e perto de onde foi capturado , mas se for filhote preciso alimentá-lo até estar em condições de se virar sozinho.
Não tenho experiência com esta espécie e gostaria da opinião dos colegas à respeito, pois gostaria de libertá-lo ainda esta noite...


1 comment:

Paula Amorim said...

Ola td bem? aconteceu algo parecido comigo, encontrei um filhote de curiango, porém com a asa quebrada, nem me pergunte foi uma dificuldade encontrar alguem que pudesse pelo menos colocar uma tala na asa dele, gostaria de saber o q aconteceu com o curiango q vc encontrou e se te alguma dica pra me dar, obrigada