Wednesday, November 08, 2006






Papagaiozinho verde de cabeça vermelha...

A notícia se espalhou pela vizinhança.
Josiel , o caseiro do sítio, tratou de comentar com o povo da região que estou "pesquisando" e tirando fotos dos animais da floresta.
Como se precisasse falar... todo mundo vê um cara maluco, com roupas camufladas e máquina fotográgica na mão , 24 horas por dia andando de um lado para o outro atrás de qualquer coisa que se mexa. Devem pensar que isso é coisa de gente doida...

Achei grande vantagem nisso tudo. Agora, tudo quanto é passarinho diferente que apareçe , tem gente que vem no sítio me chamar para tirar fotos e lá vou eu !!!
Domingo foi assim:

-Josiel ! Chama seu patrão aqui, pois apareceu um papagaiozinho de cabeça vermelha , mansinho que doi ,aqui perto de casa! Está comendo uma frutinha de uma árvore na beira do rio...

Lá fui eu! Chegando lá , o bicho já tinha ido embora, mas ainda o procuramos dando uma volta em um barquinho pelo rio . Enquanto o Josiel remava o barquinho construído por eles mesmos , eu tentava de qualquer jeito uma fotinho do bicho. Aparecia de tudo, Tecelões fazendo ninhos nas árvores , martim-pescador voando bem pertinho da água e uma barulheira de Tiribas que sobrevoavam o barco , dando um show para os olhos e ouvidos ,mas o bendito papagaiozinho de cabeça vermelha ...nada! Depois de uma hora de barco , me convidaram para voltar no outro dia bem cedinho para ver o bicho, pois já fazia 1 semana que ele aparecia por ali , neste horário para comer as frutinhas
7 horas da manhã lá estou eu , firme e forte , mas nada do dito cujo aparecer. Aproveitando o horário fizemos uma trilha de 5 horas por dentro de uma mata maravilhosa , com direito a correria de porcos-do-mato, pegadas de onça e uma gritaria danada de Urus.Chegamos exaustos e ganhamos do gentil caseiro do sítio uma garapa geladinha, feita na hora.
Bom, vamos embora !!! Valeu o passeio, tudo foi muito bom , mas o bichinho que deu motivo a tudo isso não apareceu...
-Ôpa!!! para o carro marcelo o bicho tá ali !!! Corre-corre para sair do carro, pegar novamente a máquina e pronto....Lá esta ele! Calmo, lindo, sereno, comendo suas frutinhas com uma tranquilidade de dar inveja e acompanhado por uma fêmea.
Após uns 50 compulsivos clicks deixamos o bichinho quieto.
É um Cuiú-cuiú- Pionopsitta pileata , primeira foto registrada no site www.aves.brasil.nom.br.
Por que não apareceu antes? Simples... para que eu pudesse dar a volta de barco, visse outros bichos , fizesse a trilha de 5 horas e tomasse o caldo-de-cana .
A felicidade esta no caminho e não na chegada...

3 comments:

Bruno Rennó said...

Olá Marcelo,
Td bom?
Belo relato! A Pionopsitta pileata é um belíssimo psitacídeo.
Bom, quanto a minha lista, todas as espécies foram registradas em um único dia numa proveitosa manhã de observação no sopé do Parque Nacional do Itatiaia. Algumas foram avistadas e outras constatadas através de suas respectivas vozes.
Hj terminei o relato que estava escrevendo desse proveitoso dia de observação, que já se encontra disponível no meu Blog.
Quando quiser fazer uma visita aqui no fantástico Parque Nacional do Itatiaia é só me dar um alô, que será um grande prazer acompanhá-lo.
Grande abraço,
Bruno Rennó.

Jefferson said...

Cara, que bacana essa relação com a visinhança...

Daqui uns dias vc terá todas as espécies do seu sítio fotografadas, se continuar com esse ritmo...

:-)

[ ]

Jefferson

Gunther said...

Caramba!
Cada vez melhor o seu Blog, sua RPPN e suas estórias.
Parabéns João. Genial!!

[s]guto