Wednesday, January 24, 2007


Apelidei este filhote de Bem-te-vi de Segredo, inspiração do Guto que escreveu uma vez :
"O segredo é o Bem-te-vi, pois o dia que todas as pessoas conheçerem pelo menos uma espécie comum como essa , isso servirá de estimulo para conheçer todas as outras e o amor e o respeito as aves terá sido resgatado "
Pois bem, o segredo foi pego por populares, dentro do Banco do Brasil de minha cidade, perdido, sem saber voar e foi trazido por uma pessoa até minha clínica veterinária.Tentamos informações de um ninho nas proximidades, mas não encontramos , uma vez que , pelo jeito, o bichinho passou de mão em mão até chegar aos meus cuidados.
Após uma primeira semana que se recusava a comer , cuja única alternativa era colocar o alimento direto na garganta do bicho, aceitou nossos tratos e facilitou nossa vida comendo feito um louco toda vez que chegavamos perto dele...

O tempo passou e o bichinho tá grandinho,saúdavel , já quer voar , apesar de não comer totalmente sozinho e vejam o que Lei dos homens armou para este coitado:
1)Eu , como veterinário posso cuidar de animais silvestres até sua recuperação , sem infringir lei nenhuma, mas após isso ficar com ele é ilegal( até aí tudo bem...)
2)Bom, agora é a hora da liberdade!!! Negativo... não posso soltá-lo como particular, solturas são feitas por orgãos competentes, pois tem todo um trabalho de recuperação do animal, livrá-lo de possíveis infecções e parasitas , treiná-lo para a vida em liberdade, anilhá-lo e tudo mais. Além disso a soltura deve ser feita em local pré determinado , já estudado por cientistas e com toda pesquisa feita para não atrapalhar a populações de aves já existentes na área ( Bom..até aí tudo maravilhoso!!! que país perfeito!!!)
3)Agora tá fácil , é só ver quem faz isso.....Ninguém!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Centros de soltura são raridade no Brasil , a maioria para espécies também raras , além disso , grande parte da comunidade científica é contra estas solturas, com seus motivos.
Soltar aleatoriamente ou através da Polícia Ambiental é condenar o bicho a morte, não por culpa da Polícia que na minha cidade é muito boa, mas por falta de um plano de manejo que só um centro de soltura teria para dar condições de liberdade para a ave.
4) Bom, então vamos mandar para um Zoológico, Parque, pelo menos fica bem cuidado................NEGATIVO....os Zoológicos estão lotados , não há lugar para mais nada, por culpa do Tráfico de animais silvestres, além disso , os parques não pegam animais de particulares, somente da Polícia Ambiental . Não adiantaria fazer isso também, pois mesmo que conseguisse , o bicho iria ficar confinado em uma gaiola minúscula , junto com milhares de aves na mesma situação até sua morte , por alguma infecção ou por stress de cativeiro....
5) Ah..Marcelo fica com ele então...........é proibido e não gosto de animal preso, acho que ele tem direito a liberdade, pois é um brasileiro e merece respeito do país em que ele vive, mas , afinal , ele é apenas um Bem-te-vi....
Não descobriram ainda o segredo...
Desculpe o desabafo, mas é assim todos dos dias.
Ah! antes que alguém diga alguma coisa, a foto foi sem querer , o bicho escapou e parou na minha cabeça....

24 comments:

Julia Santoucy said...

Oi Marcelo,
Queria te contar uma história, tenho uma golden retriever, na sexta feira passada ela estava passeando e achou um filhote de bem te vi, estou com ele na minha casa, e até o seu desabafo, tinha a intenção de soltá-lo.
No princípio fiquei sem saber o que fazer, pois não sabia onde encontrar comida pra ele e nem sabia como dar a comida, pq ele tb não sabe comer sozinho ainda, pois bem, fui numa loja de produtos veterinários e comprei uma papinha própria para filhotes de aves, agora ele quer comer toda hora q me vê, mas estou preocupada, pois ele ainda é pqno e está aprendendo a voar...
no começo estava morando dentro de uma caixa, mas ficava desesperado, aí arrumamos uma gaiola, mas ele passa a maior parte do tempo do lado de fora dela...
o problema é, ainda não encontrei muitas informaçoes sobre BEM-TE VIS... Será que vc pode me dar alguma ajuda??????
Ah! Sou estudante de Veterinária

Alê said...

Boa tarde, na árvore em frente da minha casa tem um ninho de bem-te-vi tem muitos por aki, ontem de noite escutei gritinhos pela janela do meu quarto, era um deles, pequeno, já quase cheio de penas, não consegue voar alto, fiquei desesperada quando vi ele cheio dessas mesmas larvas que vc encontrou aí. Passei horas para tirar e não sei se consegui tirar todas pois hoje de manhã tirei mais duas! tinha umas 20 também.
passei a noite com ele aki em casa, hoje pela manhã tentamos soltá-lo mais ele não consegue voar alto, os irmão dele são o dobro do tamanho, não sei se estão com larvas mais o que está comigo já aparenta estar bem mais feliz.

minha preocupação é saber o que dar de comer, quanto ele come, de quanto e quanto tempo? ele não bebe nem come sozinho, estou preocupada.

devo dar algum remédio para ele? para matar alguma larva que eu não esteja vendo? ele (ou ela) é bem mansinho, acho que quando ele estiver melhor se todo dia eu tentar ele volta para a família, que vive aki em frente da minha casa. por favor me ajude. alexsandratm@hotmail.com

San said...

Olá marcelo...

Achei um filhote de bem-te-vi na sexta-feira (14/11) ele estava moadinho e se recuperou e dei a sorte de a mãe encontrá-lo e passou a alimentá-lo. Na segunda-feira (17/11)eu achei mais um e deixei junto com o de sexta... a mãe parou de alimentar o de sexta-feira e não alimentou o de segunda... resultado: na terça de manhã o de segunda-feira morreu e o de sexta ficou orfão...
ele tava quase morto, peguei ele de novo e dei água e banana na seringa... oq eu faço:???? na minha cidade os veterinários disseram que não sabem cuidar de pássaros!

preciso de uma mão....

sandrinesan@gmail.com

. said...

Marcelo..
achei um filhote de Bem-te-vi ontem de manha,,... achei muito estranho pois dois passaros da mesma espécie estava o atacandooo..estavam arrancando muitass penas dele(imagino se tratar de dois machos) fiquei com pena dele e levei ele para dentro de um clube que fica do lado de dentro do muro que o achei.. porém começou a chover e acabei levando-o para casa, ja que tenho muitooo passaros acabei deixando ele dentro de uma gaiola ate que a chuva parasse.. levei-o de volta la pelas 4 da tarde, fui la as 6 e tudo aparentava estar bem.. decidi aparecer la as 8 antes de escurecer para ter certeza que ele estava bem porém um senhor me disse que teve que coloca-lo em outro local pois dois Bem-te-vis estavam novamente machucando ele :/
ja que ele se encontrava em um local cheio de gatos temi o pior e levei-o para casa onde dormiu muito bem e hj de manha deixei-o na pracinha do meu prédio, com um pote de banana e mamão.. ele está aprendendo a voar, porém acredito que levará algum tempo ainda.. ele está bem gordinho e com todas as penas completas.. mais não tenho certeza que ele está acostumado a comer sozinho hj peguei ele regugitando um pedaço de banana que ele havia comido( logo de manha).. agora estou meio preocupada pois nao sei se ele irá sobreviver apenas com essas frutas e muito menos comendo sozinho.. ja criei muitosss passaros que cairam de ninhos porém nunca um Bem-te-vi.. tenho papinha para filhotes de psitacídeo.. será que posso utilizar esta para ele??
aguardo sua resposta o mais urgente possível com dicas :D

angela_gieseler@hotmail.com

San said...

=/ Infelizmente o outro bem-te-vi morreu também... eles precisam de insetos e ele não estava se alimentando sozinho... é uma pena!

Camila_Raide said...
This comment has been removed by the author.
Camila_Raide said...

Oii Marcelo, meu nome é camila e to vivendo uma cituação parecida com essa. Hontem encontrei um filhote de bem te vi pertu da minha faculdade, trouxe ee pra casa pq nao poderia deixar ele em qualquer canto, exposto. Acho que ele ainda nao sabe se alimentar e to meio perdida... tem alguma sugestao? Eu tb não faço ideia do que eu dou pra ele comer. Não sei se tinha algum ninho por perto, e se eu entregar para a policia tenho certeza que eles não vao fazer questão de procurar. Se vc tiver alguma sugestão por favor me ajude, eu amo os animais e queria muito salvar este. Obrigada. Camila

Camilarock666@hotmail.com

Unknown said...

oi Marcelo
minha tia tirou um filhote de bem te vi de uns caes mais nao achamos seu ninho e nao sabemos o que fazer com ele... ja toma agua sozinho e se a minha tia der... e somente ela bilisca uma frutinha mais e muito pouco o que devemos fazer?
Prika.m@hotmail.com

Unknown said...

oi Marcelo...tbem sou veterinaria e nesse exato momento estou sentada em frente a um filhote de bem te vi e pensando...o q fazer??(rsrs..essa literalmente não é minha especialização!)
fazem três dias ele foi abandonado na porta da clinica onde trabalho...esta sendo alimentando com papinha p/ filhotes e pedacinhos de fruta, é totalmente dependente e não tenho para onde encaminhá-lo, temo que não consiga se adaptar a vida livre... socorrooooo...pode me ajudar??

blanco said...

Olá.... Também tenho um filhote de Bem te vi... foi jogado do ninho pelo filhote mais velho. Meu filho o trouxe para casa e é um amor. O chamamos de Davi.... é assanhado, comilão e muito esperto. Já toma banho sozinho, brinca pela gaiola e fica na porta da mesma querendo colo.
É incrível saber e poder cuidar deste menino Davi....hehehe... Está tentando acertar o seu canto. Já fazem dois meses que estamos com Davi. Dá trabalho? Dá! É como se fosse um bebê, onde temos que sentir o que ele quer e o que quer. Mesmo assim, me sinto assustada com o pequenino Davi quanto a sua alimentação. AMAMOS DAVI!!!
Abraços.... Márcia

blanco said...

Olá.... Também tenho um filhote de Bem te vi... foi jogado do ninho pelo filhote mais velho. Meu filho o trouxe para casa e é um amor. O chamamos de Davi.... é assanhado, comilão e muito esperto. Já toma banho sozinho, brinca pela gaiola e fica na porta da mesma querendo colo.
É incrível saber e poder cuidar deste menino Davi....hehehe... Está tentando acertar o seu canto. Já fazem dois meses que estamos com Davi. Dá trabalho? Dá! É como se fosse um bebê, onde temos que sentir o que ele quer e o que quer. Mesmo assim, me sinto assustada com o pequenino Davi quanto a sua alimentação. AMAMOS DAVI!!!
Abraços.... Márcia

...rOOts said...

Marcelo boa tarde pelo amor de Deus me ajuda achei um filhote de bom-te-vi e n sei o que pra ele comer já dei banana amassadinha papinha .....só agua ele bebe da um alo ae
manda um email p mim glauber.meu.reggae@gmail.com abração

Silvia said...
This comment has been removed by the author.
Silvia said...

Marcelo ,,boa tarde !!!
Como todos aki do blog ,,estou com o mesmo problema..achei um bem-te -vi q caiu do ninho quase empenado , tratei ele com papinha comprada,mas agora ñ sei como alimenta-lo?
Ração? Fruta? Insetos?
Aguardo sua ajuda
Obrigada : silviarpss@hotmail.com

Jailma said...

Marcelo bom dia, estou cuidando há 2 semanas de um filhote de bem te vi e ele já quer voar, gostaria de saber a hora certa de poder soltá-lo porque ele está doido para conhecer a liberdade. E se caso eu não puder soltar como no seu caso o que eu faço, pois eu também não gostaria de ver ele preso! Por favor me responda, estou muito angustiada com isso!!! Meu email é: jajabarcelos@gmail.com.

Elaine said...

Olá Marcelo, pelo que vi você já deve estar cansado de passar informações sobre como cuidar do bem te vi, mas estou com o mesmo problema, resgatamos-o após uma briga com um gato, estava bem ferido, a asa parecia quebrada, cuidamos, nasceu peninhas estava ficando bom mas agora parece que adoeceu novamente.Ficamos muito triste de ver o bichinho aqui sofrendo, queremos muito ajudá-lo mas não sabemos como, já procuramos por veterinários que saibam cuidar, mas aqui em minha cidade não existe.Por favor, se puder nos ajudar com alguma informção, agradeceremos muito.Obrigado, Elaine (elainegrassi@gmail.com)

Unknown said...

Boa noite, Marcelo.

Encontrei um filhote de bentivi hoje de manha em meu quintal, a principio deixei ele la mesmo esperando que a mãe dele o encontrasse. Mas isso não aconteceu. Agora a noite tive que coloca-lo em uma caixa e trazer para dentro de casa, pois não podia manter meus dois labradores dentro de casa ate amanhã. Como devo proceder!!

Ele parece estar bem saudável e forte porem não voa, já esta coberto de penas e nem parece ser filhote.(grandão e gordinho).

Minha casa é uma das poucas que ainda tem arvores na região e por este motivo sou vitima frequentemente de filhotes de passarinhos perdidos das mães, normalmente na primavera.

Apesar disso nunca precisei trazer nenhum para dentro de casa, normalmente as mães os acham sem minha intervenção. (prefiro deixar a natureza fazer o trabalho dela)

Mas neste caso, estou começando a achar que vou precisar de ajuda.

Quanto tempo o filhote pode ficar sem comer.... ele não deve ter comido o dia todo.
O que devo dar para ele, visto que ele não é muito amigável. E com certeza não vai comer na minha mão.

Se você puder me dar algumas dicas seria muito bom.

Segue meu e-mail luis@baccans.com.br

Desde já obrigado.

Unknown said...

Boa noite, Marcelo.

Encontrei um filhote de bentivi hoje de manha em meu quintal, a principio deixei ele la mesmo esperando que a mãe dele o encontrasse. Mas isso não aconteceu. Agora a noite tive que coloca-lo em uma caixa e trazer para dentro de casa, pois não podia manter meus dois labradores dentro de casa ate amanhã. Como devo proceder!!

Ele parece estar bem saudável e forte porem não voa, já esta coberto de penas e nem parece ser filhote.(grandão e gordinho).

Minha casa é uma das poucas que ainda tem arvores na região e por este motivo sou vitima frequentemente de filhotes de passarinhos perdidos das mães, normalmente na primavera.

Apesar disso nunca precisei trazer nenhum para dentro de casa, normalmente as mães os acham sem minha intervenção. (prefiro deixar a natureza fazer o trabalho dela)

Mas neste caso, estou começando a achar que vou precisar de ajuda.

Quanto tempo o filhote pode ficar sem comer.... ele não deve ter comido o dia todo.
O que devo dar para ele, visto que ele não é muito amigável. E com certeza não vai comer na minha mão.

Se você puder me dar algumas dicas seria muito bom.

Segue meu e-mail luis@baccans.com.br

Desde já obrigado.

Andreea said...

Estou passando pelo mesmo dilema que você!! Sou bióloga e estou cuidando de um filhote de bem-te-vi,tenho certa experiência em reintrodução,mas não tenho os materiais necessários para uma alimentação sem muito contato.(Fantoche)Estou tendo o mínimo contato possível,mas na hora de dar insetos preciso do contato,espero que assim como outros pássaros que criei quando cairam do ninho,eu consiga reintroduzi-lo!!

Unknown said...

Pois é...estava eu trabalhando e, de repente, um filhote de bem te vi pousa em minha porta. Logo vi que era um bb e guardei ele no banheiro. Fiz com uma seringa e um pedaço de canudo de garrote (imitando o bico da mãe) e saí feito doida atras da tal papinha. Come como louco. O ninho dele é num poste bem em frente a minha loja...agarradinho num transformador! Pedi ajuda p PM, bombeiros, PA, Ampla e ninguém me atendeu..."Ahhh, solta no mato que ele se vira" foi o que mais ouvi.A mãe continuava indo ao ninho pq tinha outro bb lá...que tbm caiu e ,adivinha em que porta??? Isso. estou c os 2.
Bem, a seringa (bendita sejas tu, seringa c bico) faz efeito até hoje e estou dando banana p eles bicarem...o que fazem muito a contra gosto!
Pelamordedeus! Me ensine a como posso fazer com que eles comam sozinhos...Vou soltá-los sozinha,mas gostaria de ter a certeza de que já sabem se "virar"...ou então serei presa e com sorte conversaremos pelo face em minha cela...rsrsrsrs
Abraços!!!

Junior Rocha said...

Achei um bem te vi faz 3 semanas só quer filé de frango a criatura kkkkkk come banana e cenoura também, li os posts e vou ficar com ele e criar ele livre se quiser ficar bem se não quiser a escolha é dele.

Unknown said...

Achei um Bem te vi hoje pela manhã, levei ele para o trabalho comigo, minha mãe faz faculdade de veterinaria e viu que ele estava com larvas obstruindo a passagem de fezes, várias acima do bumbum, alguma perto da asas e na cabeça, retirou 18 bernes do pequeno, ele já tem penagens, mas não é um bem te vi adulto, não come sozinho e li que não se pode dar água, pois eles podem se afogar por dentro. Estou preocupada com ele, tenta levantar voo mas voa um metro e cai, não sei como alimenta-lo e pensei em largar ele no sítio do meu marido, pois penso que se ele ver como os outros pássaros fazem ele irá fazer igual. Realmente não sei o que fazer, mas não quero que ele morra. Como devo proceder? No momento estou dando frutas pra ele. Se puder me retornar
stephanie_caroline-@hotmail.com

Unknown said...

Bom dia Marcelo, estou na mesa situação. Achei um bem te vi com 65 larvas de mosca. Tirei todas e ele está se recuperando bem. Já está quase comendo sozinho, bebe água sozinho e voa bem, mas vive na minha cabeça. Estava cuidando dele no meu apartamento, já estou com ele ha quase 30 dias. Montei um viveiro enorme na casa dos meus pais para ele se acostumar com a área externa, o IBAMA não está nem ai, pedi ajuda, mas me ignoraram. Pretendo solta-lo, mas tenho medo que morra. Alguma dica? Será que os pais ainda podem estar próximo ao local que resgatei ele(o ninho foi destruido pela chuva) Muito obrigado. henrique.fc001@gmail.con

Unknown said...

Estou com um filhote de bem te vi há uns 2 meses e agora não sei o q fazer. Ele anseia por liberdade mas ainda está um pouco dependente. Dou tenebrosa, pure de banana, ração de filhote de cachorro umidecida. Gostaria muito de saber como proceder? Não gostaria de ser presa, tbm não gostaria de ve-lo sofrer e não queria que ele morresse.Pode me ajudar por favor?
Meu e-mail é mesaloma@gmail.com